Computação Cognitiva IBM: Transformando Operadores de TI em Inovadores de TI
Estamos entrando em uma nova era da computação. Uma era onde empresas inteligentes começam a pensar diferente sobre como projetar, desenvolver e implantar soluções de tecnologia. Acreditamos que os times de TI precisam se antecipar e ajudar a promover essa inovação.
Por isso, estamos colaborando com a IBM para ajudar nossos clientes a utilizar o poder da visão cognitiva para transformar seus negócios. E isso começa com uma mudança de percepção.
A Tecnologia como Geradora de Empregos, não como Eliminadora de Empregos
Até hoje, a Tecnologia tem sido vista como “eliminadora de empregos”. Tópicos sobre quais cargos se tornarão obsoletos com o uso de computadores e robôs são frequentemente trazidos à tona em discussões sobre o futuro da tecnologia, dos negócios e da Economia.
Nós mesmos temos contribuído para essa visão: “Consolide seus servidores e reduza a necessidade de mão-de-obra necessária para manter a TI“, “Terceirize sua tecnologia com PaaS, SaaS, soluções em nuvem” etc. Esse tipo de eficiência é parte da realidade. MAS, temos trabalhado duramente para transmitir a segunda parte dessa história (talvez nem sempre de forma clara):
Sim, essas inovações tecnológicas eliminam tarefas operacionais de seus times de TI, MAS elas os liberam para focar em atividades de TI de missão crítica.
Times de TI escutam essa argumentação ceticamente. Quais seriam suas funções, além de manter as operações de TI?
A Era da Computação Cognitiva
Bem-vindo à era da computação cognitiva, onde a visão de especialistas de TI focando em tarefas de missão crítica é mais real do que nunca. Na era cognitiva, a tecnologia não mais se restringe a suportar os negócios. Ela SE TRANSFORMA nos negócios. Sua infraestrutura de TI é a base para isso, mas os profissionais de TI precisam fazer mais do que simplesmente manter as máquinas funcionando. Eles precisam abraçar o papel de inovadores de negócios.
De acordo com um estudo do IDC, os líderes de negócios dizem que consideram líderes de TI mais como líderes de inovação do que como operadores dos negócios. No entanto, o mesmo estudo mostra que os líderes de TI se enxergam mais como operadores. É hora de mudar essa visão.
O I em TI
Líderes de negócios estão reconhecendo que a TI precisa ser mais fortemente integrada com a estratégia geral dos negócios. Para que isso aconteça, a TI precisa ser habilitada e vista como algo mais do que arquitetos de infraestrutura.
A TI precisa abraçar a ideia de que pode usar a tecnologia para alavancar os negócios. Precisa livrar-se da ideia de que “I” em TI significa apenas “informação”. Precisa posicionar-se e proclamar que “I” significa Ideias, Imaginação, Invenção – e o coração de tudo isso é Inovação.
Preparando Seus Negócios para a Era da Computação Cognitiva
Na era da computação cognitiva, o data analytics diminuiu de horas para milissegundos. Organizações podem tomar decisões em tempo real. Máquinas estão aprendendo na era cognitiva. Elas estão aprendendo a como ajudar a operar os negócios de forma mais eficiente.
Nada disso é possível sem a infraestrutura de TI correta. As máquinas atuais podem entender, processar e aprender. Ambientes de TI tradicionais funcionam, mas para dar o salto para a era cognitiva, você precisará mais.
Nós acreditamos que esse salto se dará através da melhoria das competências. Nas próximas semanas, mergulharemos mais profundamente, com novos posts, nas seguintes Competências:
- Aceleração da Análise de Dados (Analytics)
- Projeto Centrado em Dados
- Inovação com Tecnologia Aberta (Open Technologies)
- A Otimização como escolha.
- Abra-se para a nuvem de forma segura
- Interações controladas visando a escalabilidade
Quando essas competências forem incorporadas nos princípios de Projetos para Negócios Cognitivos, Construção com Inovação Colaborativa e Entrega em Plataforma Cloud, as empresas poderão realmente contar com uma TI inovadora.