Você já conhece a LGPD e como ela funciona?
A Lei Geral da Proteção de Dados nada mais é do que a norma brasileira que regulamenta o uso de dados de pessoas físicas pelas empresas. Ela cria regras claras sobre como as organizações devem coletar, armazenar e compartilhar as informações dos usuários. Para se adaptar será necessário alguns cuidados, como:
- Conhecer os dados;
- Gerenciar as informações;
- Utilizar as medidas de segurança corretas;
- Documentar os dados coletados;
- Atualizar-se constantemente.
Seu maior objetivo é garantir a segurança das informações pessoais dos usuários, regulamentando como as empresas lidam com esses dados… visando, assim, aumentar a privacidade dos dados pessoais e o poder das entidades reguladores para fiscalizar as organizações.
Por conta disso após Fevereiro de 2020, aquelas empresas que não cumprirem todos os requisitos necessários poderão sofrer com multas altíssimas, que chegam até a 2% de seu faturamento, limitada a R$50 milhões por infração.
Quais seus impactos para as empresas?
A LGPD altera totalmente o modo como as empresas que trabalham com dados de consumidores devem lidar com essas informações. Elas precisarão atender às novas condições legais e se atentar ao fato de que os usuários terão o direito de cancelar o compartilhamento de suas informações pela empresa a qualquer momento.
Portanto, torna-se ainda mais importante que sua empresa crie um controle sobre todos os dados que circulam em seu empreendimento, já que uma grande quantidade das informações é confidencial.
Por meio da criação de um processo de gerenciamento eficiente e o auxílio de uma boa ferramenta de gestão, as empresas deverão agrupar todos os dados que possuem de cada cliente e, assim, controlar o que fazer com cada informação.