A IoT é um dos principais assuntos quando se trata de Revolução Tecnológica. Promete ser a chave para o futuro. E, no Brasil, já está no radar para ter grande influência em grandes setores.
Para 2019, a instituição financeira governamental dispõe de R$ 1,3 bilhão só para a tecnologia, que pode se tornar ainda mais promissora no momento em que a conectividade nos lares brasileiros aumentar. Atualmente, menos da metade possui acesso à banda larga.
Os 5 setores:
1 – Setor Industrial: com o uso da IoT as indústrias pode-se gerenciar a linha de produção de forma remota e online, gerir a produtividade, realizar manutenções de maneira mais inteligente, a fim de reduzir ou dirimir as suas consequências, e ainda prever momentos em que os sistemas ou o processo ficará inoperante. Assim, a otimização de produção é uma das apostas dos especialistas.
2 – Cadeia de fornecimento: outra melhoria a ser esperada está na estão da cadeia de fornecimento, onde a IoT pode automatizar funções executadas por funcionários. Dessa forma, espera-se reduzir erros e custos nos mais diversificados setores, da saúde até o varejo.
3 – Gerenciamento de ativos: poderá apresentar informações atualizadas, e em tempo real, sobre localização, saúde e eficiência do maquinário utilizado no dia a dia da empresa. Tendo em vista esse benefício, companhias começam a encomendar sistemas personalizados para atender às suas especificidades.
4 – Gestão dos negócios: ainda na gestão do empreendimento, por conta do fluxo de informações que pode gerar e agregar aos sistemas de ERP, por exemplo, a IoT é uma solução para ajudar na tomada de decisões financeiras, mas não só: é um apoio para agilizar o processo decisivo dentro da empresa de modo geral, por contribuir para a visão sistêmica sobre o negócio.
5 – Experiência do Consumidor: o consumo de tecnologias e produtos deve sofrer impactos positivos com a implementação e difusão da IoT. De acordo com um estudo, 90% dos executivos indicam que a Experiência do Consumidor (CX) é o motivo principal para o avanço da tecnologia nas companhias.
Especialistas do mercado varejista no Brasil comentam, por exemplo, que a IoT tem o potencial de criar um verdadeiro ecossistema de oportunidades por meio da conexão de dispositivos e softwares de forma que os clientes possam interagir, em tempo real, nas lojas físicas e fora delas.